Loading...

Notícias

Insuficiência Cardíaca: entenda a condição que está entre as principais causas de morte cardiovascular no Brasil

Com impacto direto na qualidade de vida, especialista alerta para a importância do diagnóstico precoce e tratamento individualizado

O Dia Nacional de Alerta contra a Insuficiência Cardíaca, celebrado em 9 de julho, chama a atenção da população para uma condição que está entre as três principais causas de morte por doenças cardiovasculares. Segundo o Ministério da Saúde, a insuficiência cardíaca, juntamente com o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC), é responsável por 7% do total de óbitos no país. A doença ocorre quando o coração não consegue bombear sangue de forma eficaz para suprir as necessidades do organismo.

A médica cardiologista Juliana Pato (CRM-BA 28195 / RQE-BA 22912), especialista em imagem cardiovascular, explica que, no Brasil, as principais causas da insuficiência cardíaca são: doença isquêmica (como o infarto), hipertensão arterial não controlada, doença de Chagas, disfunções nas valvas cardíacas, condições genéticas e arritmias.

Segundo a especialista, o principal sintoma da insuficiência cardíaca é a falta de ar durante esforços físicos. “Inicialmente, o cansaço aparece apenas nos esforços mais intensos, podendo progredir até esforços menores, como tomar banho, vestir-se, ou até em repouso. Inchaço nas pernas, aumento do volume abdominal, fadiga e tosse também são sinais de alerta”, ressalta.

Exames e diagnóstico

O diagnóstico precoce da insuficiência cardíaca permite que o paciente inicie o tratamento em uma fase em que o coração ainda não está tão comprometido, aumentando as chances de uma resposta favorável. “A identificação precoce e a instituição do tratamento são essenciais para garantir qualidade de vida aos pacientes portadores dessa síndrome”, alerta a médica.

Entre os exames fundamentais para o diagnóstico e o acompanhamento eficaz da doença, a especialista destaca o ecocardiograma, que avalia a estrutura e o funcionamento do coração de forma não invasiva. Em alguns casos, também podem ser indicados exames de ressonância cardíaca, cateterismo e cintilografia, a fim de identificar com mais precisão a causa da insuficiência cardíaca.

Tratamento e acompanhamento

Por se tratar de uma doença crônica, o acompanhamento e o tratamento da insuficiência cardíaca devem ser realizados por toda a vida do paciente diagnosticado. A cardiologista explica que esse acompanhamento precisa ser regular e individualizado, com o objetivo de aliviar os sintomas, reduzir internações, evitar a progressão da doença e diminuir a mortalidade.

“Esses pacientes devem seguir uma dieta adequada, com restrição de sal e líquidos. Exercícios físicos supervisionados também têm papel importante, focado na reabilitação e melhora da qualidade de vida dessas pessoas”, reforça Juliana Pato, destacando a importância de hábitos saudáveis no controle da condição.

O tratamento farmacológico também é considerado essencial para melhorar o funcionamento do coração. Atualmente, já existem medicamentos eficazes na redução dos sintomas e da mortalidade. Em alguns casos específicos, procedimentos cirúrgicos ou o uso de dispositivos podem ser necessários para otimizar os resultados do tratamento.

SOBRE O IHEF 

O IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana), foi fundado em 1983, objetivando proporcionar a todos os pacientes do estado da Bahia, diagnóstico e tratamentos das doenças do sangue. Após anos de atuação, o IHEF expandiu para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear e vacinas, dando origem ao Sistema de Saúde IHEF, o mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia. 

Desde 2014 é prêmio Top of Mind no segmento laboratorial em Feira de Santana e também vencedor do prêmio Benchmarking Bahia por duas vezes, na categoria Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. O IHEF Laboratório possui certificação de qualidade ISO 9001.

Opções de privacidade