Loading...

Notícias

Especialista explica por que os adultos também devem se vacinar

Imunização em adultos ajuda na proteção individual e em grupo, além de evitar formas mais graves de doenças

Os recentes números da vacinação da gripe no Brasil acenderam um alerta sobre a imunização em adultos. Até o final de julho, apenas 40% da população baiana tinha tomado a vacina contra a doença. E os números não estavam tão distantes dos 45% marcados na média nacional, conforme informações da Rede Nacional de Dados em Saúde.

Enfermeira e responsável técnica do IHEF Vacinas, Fabiana Porto (COREN/BA – 80794) explica que a imunização dos adultos é importante para proteger tanto o indivíduo que se vacina como a população de um modo geral, através de uma proteção coletiva contra doenças imunopreveníveis. 

“Quando a vacinação é realizada de forma a manter uma cobertura elevada, esse indivíduo vacinado deixa de transmitir a doença ou não adoece, favorecendo uma proteção coletiva”, complementa a enfermeira. 

Fabiana Porto chama a atenção de que as vacinas são minuciosamente estudadas, testadas e passam por um controle de qualidade rigoroso. Ou seja, se elas estão disponíveis para o público significa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – órgão regulador das vacinas no Brasil – já atestou a sua qualidade. “Por isso, ressalto a importância que o Programa Nacional de Imunização tem no contexto preventivo, assim como as clínicas privadas, que também possuem um papel relevante no combate dessas doenças”, complementa.

Importância da vacinação

Muitas pessoas ainda desconhecem, mas os adultos que estão fora dos grupos de risco também precisam manter a atualização vacinal. Através da imunização, é possível evitar o agravamento de doenças imunopreveníveis – o que é muito importante em períodos em que há um aumento de casos de determinada doença, como vem acontecendo no Brasil, desde maio, com o número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

“A vacina estimula a proteção e a produção de anticorpos pelo nosso organismo, protegendo o indivíduo contra essas doenças e evitando a sua proliferação. Para algumas vacinas é necessária uma dose anual, enquanto outras utilizam apenas dose única. O importante é sempre buscar informação com o profissional de saúde para maiores esclarecimentos”, ressalta a responsável técnica do IHEF Vacinas. 

No Brasil, as vacinas para adultos disponíveis na rede pública e privada são: contra tétano, difteria e coqueluche; febre amarela; sarampo, caxumba e rubéola; pneumonias; meningites meningocócicas; herpes zóster; Influenza; Covid; dengue; hepatites A e B; HPV quadrivalente e nonavalente.

A enfermeira enfatiza ainda a importância das campanhas de vacinação. “Elas trazem informações epidemiológicas para determinado tema, chamando a população para a responsabilidade de atualizar os cartões vacinais, além de informar sobre a importância dessa atualização”, finaliza Fabiana Porto. 

SOBRE O IHEF

O IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana), foi fundado em 1983, objetivando proporcionar a todos os pacientes do estado da Bahia, diagnóstico e tratamentos das doenças do sangue. Após anos de atuação, o IHEF expandiu para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear e vacinas, dando origem ao Sistema de Saúde IHEF, o mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia.    

Desde 2014 é prêmio Top of Mind no segmento laboratorial em Feira de Santana e também vencedor do prêmio Benchmarking Bahia por duas vezes, na categoria Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. O IHEF Laboratório possui certificação de qualidade ISO 9001.

Opções de privacidade