Loading...

Notícias

Feira de Santana recebe primeiro PET-CT e amplia acesso a diagnóstico de alta precisão

Exame, realizado pelo IHEF, promete agilizar diagnósticos, iniciar tratamentos mais cedo e oferecer mais comodidade aos pacientes

Feira de Santana alcançou um marco importante na área da saúde: a chegada do primeiro equipamento de PET-CT da cidade. A novidade representa um salto no diagnóstico e acompanhamento de doenças complexas, especialmente o câncer, permitindo que pacientes tenham acesso a um exame de alta precisão sem precisar se deslocar para outros locais. 

O exame é considerado um dos mais modernos do mundo, unindo, em um único procedimento, a tomografia computadorizada (CT), que mostra imagens detalhadas de anatomia, e a tomografia por emissão de pósitrons (PET), capaz de detectar alterações metabólicas nas células. Desde modo, o exame auxilia desde a detecção precoce de tumores até a definição do estágio da doença, ajudando médicos a escolherem o tratamento mais adequado.  

“A chegada do PET-CT a Feira de Santana representa um marco especialmente nas áreas de oncologia e neurologia, pois oferece à população acesso a um dos métodos de diagnóstico por imagem mais avançados do mundo. Isso significa diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais efetivos, além de maior comodidade para pacientes e familiares”, afirma Dr. Fabiano Torres (CRM-BA: 13693 / RQE -BA: 9637), especialista em medicina nuclear e coordenador do exame no IHEF. 

Embora amplamente utilizado na oncologia, o equipamento também é fundamental para investigar outras doenças. O exame auxilia também na detecção e acompanhamento de Alzheimer, epilepsia, doenças degenerativas e até processos inflamatórios ou infecciosos difíceis de diagnosticar.

Segurança

Um dos medos de muitos pacientes quando o assunto é exames de imagem é sobre os riscos da radiação. No caso do PET-CT, o uso de radiação é baixo e controlado, similar a outros exames de imagem, não apresentando riscos significativos para o paciente. “Este é um exame seguro e sem muitas contraindicações. No entanto, gestantes e mulheres em fase de amamentação devem evitá-lo e seguir orientações específicas”, destaca o especialista. 

Outro ponto importante é que o exame requer que o paciente permaneça imóvel por alguns minutos, por esta razão pessoas que possuam dificuldades para isso devem comunicar previamente à equipe médica. Também é essencial informar a equipe sobre o uso de medicamentos, condições de saúde pré-existentes e qualquer alergia conhecida, especialmente quando houver a possibilidade do uso de contraste.

Conforme orientação médica, para que o exame seja realizado, o paciente deve seguir um jejum de pelo menos seis horas antes da sua realização, evitar atividades físicas intensas nas 24 horas anteriores e manter uma boa hidratação.

Avanço na medicina diagnóstica

Com diagnósticos mais rápidos e precisos, início precoce de tratamentos e maior comodidade para pacientes e familiares, o serviço representa um salto na qualidade do atendimento, especialmente nas áreas de oncologia e neurologia. “A realização deste exame reafirma o nosso compromisso com a inovação e com a excelência no cuidado ao paciente. Queremos que Feira de Santana seja reconhecida como uma referência em diagnóstico por imagem e o PET-CT é um passo decisivo nessa direção”, conclui Dr. Fabiano Torres. 

A inauguração inclui Feira de Santana no mapa das cidade que oferecem o que há de mais moderno no diagnóstico médico, transformando a vida de quem precisa enfrentar doenças complexas com precisão e agilidade. O PET-CT pode ser realizado no IHEF Medicina Nuclear, localizado no Edifício Meddi, avenida Getúlio Vargas, 844, 1º andar.

Opções de privacidade